quinta-feira, 11 de maio de 2017

Ser mãe...

Ah! Ser mãe...que presente Deus me deu...é de fato uma dádiva, gerar uma vida, não tem sensação melhor neste mundo.

Minha experiência como mãe de duas meninas, hoje com 8 e 12 anos, me faz crer que somos várias mães...afinal os filhos mudam com o passar dos anos e quando achamos que já estamos craques na educação...vem uma nova fase na vida deles que faz a gente  se perguntar: cadê o manual!?!!!


E assim vamos nos moldando a cada necessidade dos nossos filhos e aprendendo muito com eles. Desde que tive as meninas, vivo um eterno aprendizado. 
E tem sido assim, desde o nascimento da Nathália em 2004 e depois em 2008, com o nascimento da Renata. Surgiu então as mil mães que existem dentro de mim e que eu não fazia a menos ideia que podiam existir.

MÃE GESTANTE







Quando estamos grávidas o instinto materno já aflora dentro de nós...ficamos mais emotivas, repensamos nossa vida até então e vivemos a ansiedade do nascimento imaginando o que virá junto com aquela criança. É impressionante, mas já amamos desde o momento em que descobrimos estar grávidas, só quem é mãe é capaz de sentir isso.





MÃE DE BEBÊ



De repente voltamos pra casa com um bebê no colo e mil dúvidas na cabeça. 
O que fazer? Como agir? Uma única certeza, o amor é realmente infinito.
Aos poucos aprendemos a criar uma rotina com o bebê. Entre mamadas, papinhas, sonecas, banhos e visitas, a rotina nos ajuda a mantermos a calma e aproveitar este momento tão único.
O desgaste maior é físico, pois a rotina é intensa e o bebê te solicita integralmente, mas como não atender a um choro de um bebê tão lindo e tão seu...





MÃE DE CRIANÇA (2 A 5 ANOS)




A partir do momento que as crianças saem do colo e começam a andar, acabou o sossego.
Eles têm uma necessidade incrível de explorar o mundo e nenhuma noção de perigo, o que implica que nossa atenção esteja totalmente voltada para eles...impossível piscar os olhos, por isso o desgaste físico continua intenso, mas é nessa fase que aprendem a falar e fazer mil gracinhas que qualquer parede pintada de canetinha, parece uma obra de arte, afinal somos os pais destes artistas.







MÃE DE CRIANÇA (5 A 10 ANOS)




Nesta idade, já conseguimos relaxar um pouco. Não precisa mais sair correndo atrás da criança quando ela se afasta...ufa! Começam as descobertas para o mundo e então nos enchem de perguntas das mais variadas e mais inesperadas, entra em cena a mãe sabe-tudo e passamos a ser quase um ídolo das crianças. Aprendem a ler e escrever, os dentinhos de leite caem e voltamos a ser criança com eles.








MÃE DE PRÉ ADOLESCENTE (11 A 13 ANOS)


Atualmente me encontro nesta fase. Muitas mudanças...aquela criança doce e meiga, de repente fica irritada e mal humorada...fora as alterações no corpo que são visíveis. 
Muitas dúvidas, muitos questionamentos e o desgaste físico dá espaço ao desgaste psicológico. É importante saber a resposta certa para cada pergunta, sem explicar  muito e sem deixar dúvida. Acompanhar atentamente a tudo que  passam a entender do mundo e ver como reagem para ajudá-los a tomar a melhor decisão, sem invadir seu espaço.
Diferente da minha época, hoje eles vivem a era digital e têm acesso a toda e qualquer informação para o bem e para o mal...por isso não podemos relaxar nem um segundo... mas alguma mãe  relaxa?!


As próximas fases ainda não experimentei, mas quero vivê-las intensamente, porque hoje já sinto saudades de quando eram bebês e uma coisa é fato, esse tempo não volta!

É com a famosa frase de Hodding Carter: "Os dois maiores presentes que podemos dar aos nosso filhos são raízes e asas"

Espero estar fazendo o melhor para minhas filhas e quero que elas sempre saibam o quanto as amo e o quanto a maternidade me tornou uma pessoas melhor...

Um feliz dia das mães a todas as mães que se superam a cada dia para dar o seu melhor aos seus filhos!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário