quinta-feira, 4 de maio de 2017

Craft - artesanato contemporâneo

Você já ouviu falar sobre Craft?


Este novo termo tem aparecido constantemente nas mídias e rede sociais, pois representa o novo artesanato ou o artesanato contemporâneo.


Craft na realidade é uma releitura do artesanato. É tudo aquilo que você pode fazer por você mesmo e que tenha relação direta com arte. É a inovação de técnicas antigas, transformando-as em algo novo, atual.
Tem tudo a ver com a pessoa que o faz, porque é totalmente pessoal e envolve tempo, disposição e dedicação.
Não é algo feito em grande escala, por isso é tão personalizado e único, feito com as mãos, com calma, aos poucos...
Consiste em erros e acertos, tentativas, pesquisas, referências, influências, misturas, além de muita criatividade e habilidade.
A real importância deste trabalho está no AMOR colocado em cada peça feita, por isso cada trabalho executado é um pedacinho de quem o faz!

Os trabalhos manuais existem a milênios e foram sendo passados de geração em geração e chega nos dias de hoje repaginado.
Abaixo vamos conhecer algumas destas técnicas "reinventadas", além do crochê e tricô que tanto falo e faço.
Quem sabe você não se identifica com algumas delas.

DECOUPAGE



A decoupage ou colagem de recortes é a arte de cobrir as superfícies com recortes de jornal, revistas, papéis, dando a aparência de uma delicada incrustação.
Sua aplicação pode ser vista em molduras, móveis, objetos e louças.





FELTRAGEM


Surgiu muito antes da tecelagem ou da fiação da lã. De maneira natural, a lã de ovelhas era utilizada como acomodação dos pés que com o atrito e a umidade ao caminhar transformou-a em feltro. Depois verificou-se a possibilidade de diversificar seu uso em forros, tendas, entre outros.
Através desta técnica é possível transformar a lã em incríveis esculturas.

FUXICO




Feito com sobras de tecidos, o fuxico recebeu este nome por causa das mulheres do interior do nordeste brasileiro que se reuniam para costurar e aproveitavam para fofocar.





Esta técnica consistem em costurar trouxinhas feitas de panos cortados em círculos que costuradas umas as outras formam toalhas, almofadas, colchas e podem ser utilizadas como detalhes em diversos trabalhos.

PATCHWORK

Outra técnica que utiliza sobras de tecidos, os famosos "retalhos".
Consiste em reunir tecidos de variadas estampas e cores, bem como tamanhos e formados e costurá-los juntos formando um novo desenho. Utilizados principalmente no feitio de colchas e tapetes, hoje é possível ver sua aplicação em bolsas, jogos americanos, quadros e até estofados.


PONTO CRUZ

É a mais antiga forma de bordado, é o bordado popularmente conhecido pelos pontos em formato de x.
É trabalhado em uma base de tecido com trama uniforme para que os pontos tenham homogeneidade. Pode ser feito sobre desenhos ou gráficos impressos.
Muito utilizado em enxovais de cama, mesa, banho e infantis.


SCRAPBOOK

Scrapbook significa "livro de recortes" e é uma técnica utilizada para personalizar álbuns de fotografias ou agendas com recortes de fotos, convites, papel de balas e qualquer outro material que remeta àquelas lembranças e que possa ser colocado e guardado no interior do livro. Também pode ser utilizado para fazer convites, cartões entre outros.


RECICLAGEM



É toda e qualquer técnica manual que reutiliza materiais recicláveis, dando um novo uso para aquele material de forma criativa e inovadora.








Essas são algumas das técnicas utilizadas no universo CRAFT, além é claro da minha paixão o CROCHÊ, e também o tricô, o tricotin, o macramê que já mencionei em outro momento aqui mesmo no blog. 
O foco é sempre o trabalho manual, dando personalidade e vida a cada trabalho executado porque é feito com e por AMOR a arte!

FONTES: Dike Craft Art, Wikipédia, Armarinho Horizonte
IMAGENS: Pinterest

Nenhum comentário:

Postar um comentário