quinta-feira, 6 de abril de 2017

Tipos de Linhas e Agulhas de Crochê

Sempre me perguntam se uma determinada peça é possível fazer maior ou menor. 

A maioria das pessoas acreditam que a diferença no tamanho das peças está na receita ou no gráfico, quando na realidade o que influencia o tamanho de cada trabalho é a espessura da linha e da agulha que escolhemos.



É bem verdade que quanto maior a linha e a agulha, os pontos ficam mais evidentes tornando o trabalho menos delicado, mas tudo é questão de gosto, tudo é válido. O importante é alcançar o resultado desejado em cada peça trabalhada.

Sabendo que existe esta influência tão grande das agulhas e linhas, melhor conhecermos um pouco mais sobre elas.

AGULHAS

Para cada espessura de linha existe um tamanho de agulha correspondente, normalmente vem especificado no rótulo dos novelos com duas opções: uma mais fina, quando se deseja o ponto mais apertado e outra mais grossa, quando se deseja um ponto mais frouxo (importante salientar que os pontos também influenciam no tamanho das peças).

Atualmente o mercado oferece muitos tipos de agulhas que variam de material e modelo para melhor performance do artesão.

Tipos de Agulhas
Aço Niquelado - São as agulhas mais tradicionais que existem. São ideais para trabalhos mais finos.

Alumínio - São agulhas leves que permitem um trabalho rápido e suave. Indicadas para linhas mais grossas ou lãs.

Plásticos  - São maiores e feitas de plástico oco para que fiquem mais leves e confortáveis.

Bambu - São leves e quentes. Mais utilizadas em trabalhos com barbante.

Gancho Alumínio/cabo plástico - Dão mais conforto. Ideais para trabalhos mais demorados.

Gancho Alumínio/cabo madeira - São confortáveis e ágeis. Seu formato anatômico permitem uma melhor performance.

Gancho Alumínio/cabo emborrachado - São leves e ergonômicas, trazem muito conforto para as mãos  e dedos. Queridinha dos artesãos modernos.


LINHAS

As linhas disponíveis para crochê são classificadas em três categorias:
- Fios sintéticos - acrílico, nylon e poliester
- Fios Naturais - algodão, bambu, seda
- Animais - lã, caxemina
- Fios de Malha - são feitos de resíduos de malha, o que torna o material sustentável. Como é feito de sobras de malha suas espessuras e elasticidades variam muito num mesmo novelo. Atualmente é a preferida das crocheteiras modernas adeptas do "crochê criativo", por deixarem as peças diferenciadas, sem  homogeneidade.
Tipos de Fios
Outro fator muito importante na hora de comprar a linha é saber qual sua TEX.
Ela indica o peso (em gramas) da linha a cada 1000m. Quer dizer que uma linha de TEX 300 e 500m pesa 150gr.
Sabendo disso, a TEX nos auxilia na definição da espessura da linha, quanto maior a TEX, maior sua espessura. Vale lembrar que esta correlação de PESO x ESPESSURA só faz sentido para fios da mesma categoria, pois a TEX dos fios de algodão é diferente da lã, por exemplo.
Saber a espessura dos fios é fundamental quando misturamos fios de diferentes marcas num mesmo trabalho, desta forma garantimos uma homogeneidade  na peça.

Importante escolhermos nossa melhor agulha (a que garantirá maior agilidade e conforto) e a linha adequada para cada tipo de trabalho. Com as ferramentas certas podemos extrair o melhor da nossa habilidade.

O mais incrível nisso tudo é saber que a agulha, a linha, a receita podem ser as mesmas, mas cada artesão imprimirá peça trabalhada a sua marca e o seu estilo, tornando o trabalho ÚNICO!

CURIOSIDADE

Existem pessoas que conseguem trabalhar o crochê, em especial os amigurumis com linha de costura. É impressionante a habilidade destes artesãos. Trabalho raro, dificílimo e muito, muito lindo!!!


Fonte: Bazar Horizonte
Imagens: Google






Nenhum comentário:

Postar um comentário