quinta-feira, 13 de abril de 2017

Ovos de Páscoa

Os Ovos de Páscoa são tradicionais nesta época do ano.

Lembro da minha infância, minha mãe deixava uma bacia com cenoura  no pé da minha cama e do meu irmão, para que o coelho trouxesse nosso ovo de chocolate. Uma delicia!!!

Para minhas filhas já fizemos diversas brincadeiras, de caça ao ovo, com direito a mapa e tudo, pegadinhas de coelho até o ovo escondido, entre outras. 


Minha bisavó russa costumava pintar os ovos cozidos na cor vermelha para consumirmos na Páscoa. 


Mas de onde vem estas tradições? o que significam?


A ORIGEM

O ovo é símbolo bastante antigo, anterior ao Cristianismo, que representa a fertilidade e o renascimento da vida. Muitos séculos antes do nascimento de Cristo, a troca de ovos no Equinócio da Primavera era um costume que celebrava o fim do Inverno e o início da primavera. Para obterem uma boa colheita, os agricultores enterravam ovos nas terras de cultivo.
Quando a Páscoa cristã começou a ser celebrada, a cultura pagã de festejo da Primavera foi integrada na Semana Santa. Os cristãos passaram a ver no ovo um símbolo da ressurreição de Cristo. O ovo de chocolate ou ovos de Páscoa, que são uma tradição milenar, passou a ser relacionada ao cristianismo. Costumava-se pintar um ovo oco de galinhas de cores bem alegres, pois a Páscoa é uma data festiva que comemora a ressurreição de Jesus Cristo, sendo o ovo um símbolo de nascimento. Outros povos como os gregos e os egípcios também coloriam ovos de galinha oco, porém, em datas diferentes.

Colorir e decorar ovos é um costume também bastante antigo praticado no Oriente. Nos países da Europa de Leste, os ortodoxos tornaram-se grandes especialistas em transformar ovos em obras de arte. Da Rússia à Grécia, os ortodoxos costumam pintar os ovos de vermelho. Já na Alemanha, a cor dominante é o verde. A tradição é tão forte que a Quinta-feira Santa é conhecida por Quinta-feira Verde. Na Bulgária, em vez de se esconder os ovos, luta-se com eles na mão. Há verdadeiras batalhas campais. Toda a gente tem de carregar um ovo e quem conseguir a proeza de o manter intacto até ao fim será o mais bem-sucedido da família até à próxima Páscoa.

Das tradições da Europa Oriental, o hábito passou aos demais países. Eduardo I da Inglaterra oferecia ovos banhados em ouro aos súditos preferidos. Luiz XIV da França os mandava, pintados e decorados, como presentes. Isso iniciou a moda de fazê-los artificiais, de madeira, porcelana e metal, contendo alegras surpresas aos presenteados. Seu sucessor Luiz XV presenteou sua amante 33 anos mais jovem, Madame du Barry, com um enorme ovo, o qual continha uma estátua de cupido. Essas tradições inspiraram também Peter Carl Fabergé na criação dos famosos e valiosos Ovos Fabergé.


Os ovos de chocolate vieram dos Pâtissiers franceses que recheavam ovos de galinha, depois de esvaziados de clara e gema, com chocolate e os pintavam por fora. Os pais costumavam esconder ovos nos jardins para que as crianças os encontrassem na época da Páscoa. Com melhores tecnologias, a partir do final do século XIX, se difundiram os ovos totalmente feitos de chocolate, utilizados até hoje.




Na Polônia o ovo é um dos alimentos tradicionais na Páscoa e simboliza a vida nova. Na decoração os ovos mais utilizados são os ovos de galinha e de madeira, no entanto, podem ser utilizados ovos de outras aves como pato, ganso, codorna e avestruz.
Os ovos ornamentados conhecidos sob termo geral pisanki, palavra que significa escrever.
Considerados místicos, com poderes de cura, prosperidade e saúde, os ovos através de suas cores e desenhos simbolizam bons desejos para a vida de quem os recebe, como felicidade, amor e paz. Tradicionalmente, os ovos eram ornamentados com diversas figuras, cores e símbolos poloneses tradicionais, representando uma região da Polônia, seus costumes, sua cultura.
Os desenhos eram bem variados, desde desenhos geométricos e florais, bem como os tradicionais da Páscoa. Atualmente outros símbolos forma incorporados e, além de uma tradição pascal, passaram a ser ornamentados durante todo o ano.

Algumas técnicas de pintura empregadas:




BATIK - técnica de vedamento, pois as partes cobertas com cera não recebem tinta. Podem ser tingidos de uma ou várias cores. São várias etapas de tingimento, das cores mais claras até as mais escuras.








KRASZANKI – nesta técnica os ovos são cozidos e tingidos com uma só cor através de corantes naturais ou alimentícios para serem consumidos no dia de Páscoa. Tradicionalmente eram tingidos apenas de vermelho, mas com o tempo forma adicionadas mais cores.









DRAPANKI – nesta técnica os ovos também são tingidos com uma cor única, mas sua superfície é riscada com um instrumento afiado, revelando o branco do ovo e assim formar figuras variadas.








MALOWANKI – os ovos são pintados à mão. Os ovos de madeira são bastante utilizados nesta técnica. A pintura é feita com um pincel ou pedaço pontiagudo de madeira. Com tintas bem variadas, os desenhos recebem diversos temas de regionais folclóricos até elementos florais.







NAKLEJANKI – são ovos decorados com palha (milho, capim ou trigo) ou papéis coloridos em forma de flores e galos. Também podem ser decorados com outros tipos de materiais que possam ser colados.
OKLEJANKI e WYKLEJANKI – ovos revestidos com tecidos finos e fios.







AZUROWE – ovos em que suas cascas são perfuradas ou esculpidas. Nesta técnica são utilizados também ovos de avestruz devido a resistência da casca.










KORONKOWE – são ovos ornamentados com renda ou com fios trançados. São geralmente de cor branca, mas há também de outras cores.






DESEJO A TODOS UMA FELIZ PÁSCOA CHEIA DE OVOS DE PROSPERIDADE E ALEGRIA!!!!

Fonte:
Wikipédia
http://artekurytyba.blogspot.com.br/2011/04/pisanki-arte-polonesa-em-ovos.html?m=1
Imagens:
Pinterest

Nenhum comentário:

Postar um comentário