quinta-feira, 16 de março de 2017

Yarn Bombing

Yarn Bombing ou Bombardeio de fios é o nome dado ao movimento urbano de crocheteiras que "revestem" a paisagem urbana  com fios e linhas de maneira lúdica e divertida, sem agredir o meio ambiente.





Tudo começou com Magda Sayeg, norte americana de Houston, Texas, em 2005, quando teve a ideia de cobrir a maçaneta da porta de sua boutique com tricô, chamando atenção do público, além do esperado. Desde então, ela passou a interferir nos espaços urbanos, sejam eles naturais ou não.


Não demorou muito e a ideia de Magda Sayeg se espalhou por outros países como Canadá, Holanda, Grã Bretanha, Suécia, China, entre outros.




Essa espécie de grafite de fios tem como objetivo chamar a atenção para os espaços urbanos nos ajudando a percebê-los, seja para ressaltar sua beleza, seja para apontar seus erros ou defeitos. Pode assim ser visto também como um pedido de ajuda às autoridades em busca de uma sociedade melhor.

Por isso é possível observar intervenções em postes, monumentos, árvores, cercas, muros e até em rachaduras de calçadas, gritando por um pedido de socorro.






O Yarn Bombing é totalmente artesanal. 
Para que aconteça é necessário o envolvimento de muitas pessoas. 
Além disso envolve uma cultura que faz parte da sociedade a tempos, o crochê e o tricô.

Desta forma, por mais que seja uma intervenção perecível, temporária, ela envolve sentimentos, ela aquece!




Um exemplo desse envolvimento do Yarn Bombing foi a execução do Ônibus na Cidade do México.

Foi uma intervenção grandiosa. 
Sob o comando de Magda Sayeg, contou com a colaboração de dezenas de voluntários e centenas de novelos, levando uma semana para ser finalizado.










No Brasil já é possível observar o Movimento em algumas cidades como Curitiba e São Paulo, onde crocheteiras preocupadas com um mundo mais humano, transformam os espaços públicos em ambientes divertidos, coloridos, chamando a atenção para o que temos de melhor, que é a convivência em uma sociedade voltada para o coletivo e para a natureza!

Vamos enfeitar nossa cidade!

Um comentário: