Ah! Ser mãe...que presente Deus me deu...é de fato uma dádiva, gerar uma vida, não tem sensação melhor neste mundo.
Minha experiência como mãe de duas meninas, hoje com 8 e 12 anos, me faz crer que somos várias mães...afinal os filhos mudam com o passar dos anos e quando achamos que já estamos craques na educação...vem uma nova fase na vida deles que faz a gente se perguntar: cadê o manual!?!!!
E assim vamos nos moldando a cada necessidade dos nossos filhos e aprendendo muito com eles. Desde que tive as meninas, vivo um eterno aprendizado.
E tem sido assim, desde o nascimento da Nathália em 2004 e depois em 2008, com o nascimento da Renata. Surgiu então as mil mães que existem dentro de mim e que eu não fazia a menos ideia que podiam existir.
MÃE GESTANTE
Quando estamos grávidas o instinto materno já aflora dentro de nós...ficamos mais emotivas, repensamos nossa vida até então e vivemos a ansiedade do nascimento imaginando o que virá junto com aquela criança. É impressionante, mas já amamos desde o momento em que descobrimos estar grávidas, só quem é mãe é capaz de sentir isso.
MÃE DE BEBÊ
O que fazer? Como agir? Uma única certeza, o amor é realmente infinito.
Aos poucos aprendemos a criar uma rotina com o bebê. Entre mamadas, papinhas, sonecas, banhos e visitas, a rotina nos ajuda a mantermos a calma e aproveitar este momento tão único.
O desgaste maior é físico, pois a rotina é intensa e o bebê te solicita integralmente, mas como não atender a um choro de um bebê tão lindo e tão seu...
MÃE DE CRIANÇA (2 A 5 ANOS)
Eles têm uma necessidade incrível de explorar o mundo e nenhuma noção de perigo, o que implica que nossa atenção esteja totalmente voltada para eles...impossível piscar os olhos, por isso o desgaste físico continua intenso, mas é nessa fase que aprendem a falar e fazer mil gracinhas que qualquer parede pintada de canetinha, parece uma obra de arte, afinal somos os pais destes artistas.
MÃE DE CRIANÇA (5 A 10 ANOS)
Nesta idade, já conseguimos relaxar um pouco. Não precisa mais sair correndo atrás da criança quando ela se afasta...ufa! Começam as descobertas para o mundo e então nos enchem de perguntas das mais variadas e mais inesperadas, entra em cena a mãe sabe-tudo e passamos a ser quase um ídolo das crianças. Aprendem a ler e escrever, os dentinhos de leite caem e voltamos a ser criança com eles.
MÃE DE PRÉ ADOLESCENTE (11 A 13 ANOS)
Atualmente me encontro nesta fase. Muitas mudanças...aquela criança doce e meiga, de repente fica irritada e mal humorada...fora as alterações no corpo que são visíveis.
Muitas dúvidas, muitos questionamentos e o desgaste físico dá espaço ao desgaste psicológico. É importante saber a resposta certa para cada pergunta, sem explicar muito e sem deixar dúvida. Acompanhar atentamente a tudo que passam a entender do mundo e ver como reagem para ajudá-los a tomar a melhor decisão, sem invadir seu espaço.
Diferente da minha época, hoje eles vivem a era digital e têm acesso a toda e qualquer informação para o bem e para o mal...por isso não podemos relaxar nem um segundo... mas alguma mãe relaxa?!
Nenhum comentário:
Postar um comentário